sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Comentário: Quanta maquiagem é muita maquiagem?


(Crédito de imagem - layoutsparks.com)

Matéria curiosa que saiu na quarta-feira na edição online da revista Criativa: homens não gostam quando mulheres usam (muita) maquiagem. A conclusão veio de uma pesquisa da marca de cosméticos St. Ives com dois mil homens, e os números indicam que: um em cada cinco homens pesquisados querem que suas companheiras usem menos maquiagem, e um em cada dez homens acreditam que suas amadas não deveriam usar maquiagem nenhuma.

Meu interesse na pesquisa (e na notícia) é puramente antropológico, já que dá uma certa noção do que vai na cabeça daquele gênero misterioso. A verdadeira questão para mim é se a mulher se maquia para si mesma ou para os outros. Porque, se for para que os outros olhem e admirem, há até dicas no fim da reportagem que podem servir (são até boas, diga-se de passagem). Mas, se uma mulher dedica seu tempo para se embelezar diante do espelho simplesmente porque ela gosta, o que importa o que os machos pensam?

A matéria da Criativa traz outros números mais interessantes do que os primeiros:

12% das mulheres afirmam que abusam da nécessaire, 15% nem sairiam de casa sem se produzir, 39% não permitem que namorados e maridos vejam a versão sem make das respectivas. Dois terços das mulheres usam produtos no rosto todo para ir ao trabalho, e uma entre vinte já ouviu sermões no escritório por se pintar demais. A resposta para tudo vem com o último número das meninas: 23% acreditam que carregar na maquiagem é sinônimo de um buraco na autoconfiança.


Isso significa, então, que as mulheres se maquiam para os homens? Como pode uma pessoa não aceitar que seu namorado/marido a veja ao natural? Por que as mulheres depositam sua auto-confiança e auto-estima no olhar do outro? Por que dependem tanto de elogios e do que os outros pensam? Por que simplesmente não se olham no espelho e gostam do que vêem? E por que alguns homens ainda se sentem ameaçados pela beleza das mulheres (só isso pode explicar o fato de eles não gostarem de maquiagem)?


O que vocês pensam sobre isso?


Link para a matéria: http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI114639-17551,00-ELES+ACHAM+QUE+MULHERES+EXAGERAM+NO+MAKE.html


3 comentários:

Juliana Eliezer (Joo) disse...

Amei o post. Acho que me maquio pra mim mesma, porque há dias em que estou animada pra me produzir, outros em que não tenho saco e saio de cara limpa, e ainda outros em que estou me achando um caco, passo um blushzinho e um rímel, fico contente com o resultado e a autoestima melhora bastante. Em geral, eu super me divirto me maquiando, tanto que quando não estou com vontade, nem arrisco - há grandes chances de eu achar o resultado uma porcaria... quanto ao meu namorado, ele costuma dizer que eu não preciso de make, mas quando eu faço uma produção que ele gosta, super elogia. Quando não gosta, também diz que 'preferia do outro jeito'. Mas me vê o tempo todo de maquiagem (inclusive agora, estou no computador, de pijama, com cabelos molhados e cara lavada, inclusive minha pele está bem estranha por causa de uma dermatite) e ele está aqui na minha frente. Não consigo entender quem não se mostra pro namorado ou marido sem produção, nem pela mentirinha em si (porque só a Barbie é perfeita o tempo todo, oras) mas pelo trabalho que deve dar... o que será que elas fazem? Acordam 40 minutos antes, fazem make e deitam de novo? Bizarro, né?

Eu acho sim que make existe pra ajudar a autoestima (porque baseá-la toda na sua produção é uma loucura), pra divertir a mulherada que gosta de 'se pintar' (presente!) e pra dar uma melhorada na realidade. Nos momentos em que a gente estiver a fim, é claro!

Juliana A. disse...

^Oi Joo, obrigada pela visita - e pelo comentário. Eu também acho que maquiagem dá uma levantada na auto-estima, fora que, usada do jeito certo, realça o que a gente tem de bom. Eu só acho complicado quando as mulheres se escondem atrás da maquiagem - elas acabam usando uma máscara que esconde quem elas realmente são.

Bjs!!!

C'est MA vie disse...

Oi Floor! nossa, adorei o post! sabe que as vezes eu me pego pensando sobre exatamente isso? Quanta maquiagem é muita maquiagem? Eu super concordo que a maquiagem dá uma levantadinha no look e na auto-estima... ms já acho um exagero não deixar o coitado do namorado ver a "verdadeira cara" de quem ele namora...
Mas enfim, pra variar (hehehe) adorei o post!
Beijinhooos!