quarta-feira, 8 de julho de 2009

Alfândega brasileira: MEDO!

Li hoje dois posts sobre encomendas feitas em sites confiáveis que nunca chegaram e não pude evitar um sentimento de que há uma conspiração da Receita Federal contra as inveteradas por maquiagem e compras na internet.

Primeiro, foi a justa queixa da Tania, do Vanity Queens, sobre uma encomenda da Cherry Culture que até agora não deu as caras. Depois, um post no blog Sem Firulas sobre uma encomenda de US$ 11 da Brigette's Boutique que sumiu do mapa. Meu modo "Teoria da Conspiração" está no 'on' por um motivo: eu sempre compro nesses sites e nunca tive problemas. Mas isso começou a mudar.

A última encomenda que fiz na Cherry Culture foi despachada no fim de maio. Já era para ter chegado há séculos, ainda mais levando em consideração o ótimo histórico da loja - minhas encomendas feitas lá sempre chegaram em duas semanas no máximo. Entrei em contato com a CC, eles me deram uma enrolada básica, mas depois foram corretos e entraram em contato com a USPS para comunicar o possível extravio da encomenda. Falei também com os Correios daqui - eles podem rastrear o pacote, mesmo que você tenha pago pela modalidade mais barata de envio. Dá para fazer isso por telefone ou por um formulário disponível no site deles (na mesma página dos telefones). Estou até agora esperando no que isso vai dar - afinal, foi uma compra de quase US$ 50.

Minha irmã também fez uma encomenda lá, só que pouco depois de mim, que ainda não chegou. E fez uma compra na Enkore que ainda não veio.

Para piorar, eu fiz duas encomendas na Brigette's Boutique no último fim de semana e agora estou apavorada com a possibilidade de elas nunca chegarem. Medo.

Então, fica aqui o meu apelo. Receita Federal, pára de brincar com o nosso dinheiro e libera nossas encomendas. O mesmo apelo vai para os nossos Correios, que vivem extraviando as comprinhas das makeup addicts do Brasil.

E você, também já teve uma experiência ruim com compras online? Deixe seu relato nos comentários deste post.

15 comentários:

Lara Régia disse...

juliana, faz exatos 32 dias que fiz uma pequena compra na Brigette's. Depois de muito pesquisar nos blogs de maquiagem, decidir comprar lá, foi a minha primeira compra. Pedi o frete sem rastreio, pq com rastreio achei um absurdo(era quase o preço da minha encomenda). Só que até agora nada...suspeito que ela já esteja no Brasil, nas que a receita não quer liberar...tô tão triste, que acho q nunca mais vou comprar make gringa desse jeito e deixar pra quando eu viajar....

E ai como foi nos correrios, deu certo? acharam seus pacotinhos? conta aí!!!!!

beijos

Juliana A. disse...

Oi Lara. Que azar, menina! Mas é o mesmo que aconteceu comigo em relação à Cherry Culture. Eu sempre dei sorte com a Brigette's Boutique - as encomendas sempre chegaram muito rápido. Com a Cherry também, mas desta vez foi péssimo. Acho que é um problema da Receita Federal mesmo, porque aconteceu a mesma coisa com a irmã, com uma encomenda que ela fez quase na mesma época.

Os Correios daqui dizem que pode levar até 60 dias para descobrir o paradeiro do pacote. A USPS ainda não deu nenhum retorno à Cherry Culture. Fora esse problema, tem duas encomendas minhas do Ebay que também não chegaram. Fiquei chupando dedo. :/

Lara disse...

Juliana, obrigada pelas informações!!!

Falei com os correios, eles disseram que precisavam do número da encomenda. Dei um numero que tava no site da Brigette's, só que eles disseram que poderia está incorreto ou ainda a encomenda não está sobre a responsabilidade deles...Estou tentando falar com Brigette para confirmar o numero de rastreio da encomenda, para ligar novamente para os correrios. Porque eles disseram que só pode encontrar a encomenda com esse bendito numero, pq eles não registram informações sobre o remetente e o destinatário da correspondência...sinceramente pra mim ele deveriam ter a obrigação de ter essas informações, pq vai que acontece algum tipo de dano na embalagem e não dá pra localizar o endereço do remetente ou do destinatário...e acho que eles tem mas estão com preguiça de procurar desta forma...

Espero que as suas encomendas cheguem!!!!

Sorte!!!!!

Juliana A. disse...

Oi Lara. Você pegou o código de rastreio que está no site? Junto com as informações da encomenda, vem um código (que é mais ou menos assim: LJ232479597US - cada um tem um número e pode ter letras iniciais diferentes, mas todos terminam em US). Se você der esta informação, junto com o peso exato da encomenda e o valor declarado no pacote, os Correios daqui podem tentar fazer o rastreio.

Espero que suas encomendas cheguem também. É tão chato ficar esperando. :/

David disse...

Comprei um perfume num site de primeira linha (fragrance.net), era pra chegar em dezembro de 2008, ainda não chegou (não tinha numero de rastreio). Outra: comprei alguns livros no site AMAZON.COM (primeira linha tambem), sem numero de rastreio, e adivinha...era pra chegar 10 de agosto de 2009, e hoje são 21 de setembro, já sei que não vai chegar. Me disseram nos CORREIOS que sem numero de rastreio eles não podem fazer nada. OU SEJA, encomenda sem rastreio faz a festa dos funcionários e diretores dos CORREIOS.Bom, Brasil é Brasil. Cadê a CPI dos ladrões de encomendas interrnacionais dos CORREIOS??

Juliana A. disse...

Oi David, obrigada pelo comentário. Eu já desisti da minha encomenda da Cherry Culture, mas também não compro mais no site, já que eles resolveram me ignorar e não respondem meus emails há mais de dois meses. Quanto à Amazon, é até normal uma encomenda deles levar quase dois meses para chegar. Você deve se desesperar mesmo depois de sessenta dias corridos - aí sim a história fica feia... rs. Boa sorte com a sua encomenda, tomara que chegue logo.

Anônimo disse...

Fiz uma compra na Cherry Culture há exatos 38 dias... tenho o numero de rastreio, mas onde rastreá-lo? entrei em contato com o correio, com a FedEx, com a DHL... ninguem consegue localizar meu pacote! e o pior: tenho mais duas encomendas feitas depois desta! estava tranquila porque a primeira compra da Cherry chegou em menos de 15 dias! Fiquei tão feliz.... mas a felicidade durou pouco...

Juliana A. disse...

Olá. Você deve rastrear sua encomenda através do seguinte link: http://www.correios.com.br/servicos/rastreamento/rastreamento.cfm - é só colocar o código no campo em branco.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Anônimo disse...

já vi q vcs não sabem de nada. a aduana brasileira é altamente ineficiente, e agora passa por reformas profundas, o q gera atraso na liberação de produtos importados, sejam eles passíveis de taxação ou não. esse problema deve perdurar até março, então não se desesperem, vai demorar, mas chega. a culpa desses atrasos NADA tem haver com os Correios.

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber como eu faço pra conseguir informações de peso da mercadoria da Cherry, pois minha encomenda consta como entregue, mas não recebi e os correios querem o endereço e codigo postal da Cherry culture para poder ratrear além do nº de rastreio que tenho.Agradeço se me ajudarem, to desesperada!!!

Juliana A. disse...

^Olá tatisnoopy. Você deve entrar em contato diretamente com o atendimento ao cliente da Cherry Culture para pedir informações sobre o peso aproximado da sua encomenda.

Anônimo disse...

É um absurdo a falta de organização e respeito tanto dos correios em apurar dados como dos fiscais da Receita Federal que interceptam as correspondências internacionais. Quem fiscaliza os fiscais e órgãos públicos que detem o monopólio de sua atividade como é o caso dos correios? Existe corregedoria para apurar irregularidades? Quantos extravios misteriosos e mercadorias paradas por meses sem despacho (mesmo que para tributação) serão necessários para que se apurem tais irregularidades junto aos correios e alfândega aduaneira? O problema é que estamos falando de instituições federais que, pelos indícios, se acham acima da lei. É fato que existe um "buraco negro" no serviço dos correios em parceria com a alfândega na recepção de correspondências neste país. Até quando essa falta de estrutura e possível corrupção vai perdurar? É vergonhosa e caótica a situação atual, haja vista a quantidade de reclamações vista na internet. O meu caso é só mais um em meio a milhares. Após reclamação sobre a não entrega de um pacote enviado por um amigo de Milão na Itália recebi somente a informação que foi EXTRAVIADO. Onde? em Qual CTCI ? Não recebi nenhuma informação adicional ainda. Fazem 2 meses hoje. Já procurei a ouvidoria dos Correios pedindo mais esclarecimentos protocolo 6791202. Histórico do Objeto RA277775643IT .Data Local Situação 21/05/2010 15:28 BRASIL - BRASIL/XX Conferido.Recebido/Brasil.
Já protocolei também apuração do caso ocorrido junto ao ministério da fazenda sob N° 370164. Gostaria de ver uma investigação séria para averiguar o que passa de fato na chegada de correspondência internacional no Brasil. Meu caso não é um fato isolado como se pode averiguar dado o crescente número de casos similares protocolados na internet em inúmeras reclamações. Não existem tantas coincidências. É uma vergonha, como cidadã brasileira, ter que passar tais informações à Itália sobre o atual caos que se encontra a recepção de correspondência internacional neste país.O sentimento de indignação e descrença nas instituições brasileiras só tende a crescer, infelizmente.

Sarah disse...

Eu já há algum tempofaço compras internacionais pelo ebay e sempre deu tudo certo. Por 2 vezes que a mercadoria não chegou, recebi o refund do valor.

Porém, no mês de julho fiz 7 compras, umas 3 dos EUA e outras 4 de outros países, todas por first class, ou seja, sem rastreio, apenas com aquele código que começa com LJ e termina com US, no caso das compras vindas dos EUA.
Nenhuma chegou e já se passaram 45 dias, isso nunca ocorreu. Uma mercadoria extraviar é uma coisa,agoar 7 não chegarem é um abuso. E ninguém resolve seu problema.
Não é a toa que existe a informação de que o ebay quer excluir o Brasil de suas transações e muitos vendedores americanos, principalmente, escrevem claramente em seus anúncios: não envio para o Brasil.
vergonha!!!!
Claro, uma país de ladrões malditos e sem vergonhas

MarinaFH disse...

tatisnoopy:
vc conseguiu recuperar sua encomenda? a minha aqui de Curitiba tbm foi dada como entregue, mas eu não recebi, liguei no correio e falaram que alguém recebeu em meu nome... temos que nos unir e reclamar, mandar email, entrar em contato com a Ouvidoria, alguém assinou algum recibo em meu nome, e recebeu minha correspondência, isso é crime de falsidade ideológica e deve ser dada queixa na delegacia!!

Rafa! disse...

Aiii, genteee!!! Eu vou casar no dia 7 de janeiro (daqui a um mês) e comprei meu vestido nos Estados Unidos pela internet (bem direitinho, com as medidas e tudo). Minha irmã que mora lá postou a mercadoria no dia 10/11 e até agora a única informação que eu tenho pelo código de rastreamento no site dos correiros é que está em trânsito para o Brasil desde o dia 12!
Tendo em vista que vem natal e ano novo agora, EU TO DESESPERADAAAA!!!!!!! ainda mais vendo todos os comentários do pessoal aqui e em outros sites!!!!
se meu vestido não chegar a tempo, COMO EU VOU CASAR???? Ningém merece ver a noiva entrar pelada, neh?

que que eu façooooo???????????